Programa de Enfrentamento à Violência Sexual é lançado em Pernambuco

22/08/2006 - 12h33

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - O Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamentoà Violência Sexual (Pair) foi lançado ontem (21), em Pernambuco. A Secretaria Especial de Diretos Humanos da Presidência da República liberou R$ 350 mil para as ações, que já estão sendo desenvolvidas nos estados do Norte do paíse em cidades das regiões Centro-Oeste e Nordeste.

Em Pernambuco, por meio do programa, serão capacitados representantes de organizações não-governamentais ede instituições de governo. Com apoio dos conselhos tutelares, eles devem inserir as vítimas deviolência sexual em programas de ressocialização e oferecer opções parao retorno à escola.

O projeto serácoordenado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Fundação JoaquimNabuco com a participação do Ministério Público, prefeituras, governodo estado e Conselho Estadual da Criança e do Adolescente.

Segundoo coordenador de Direitos Humanos da Fundação Joaquim Nabuco, SérgioLongman, embora não exista em Pernambuco estatística oficial sobreexploração sexual na infância e na juventude, sabe-se que o problema seconcentra em duas regiões do estado. “O foco principal do plano será noAraripe, onde a situação de exploração é grave e na regiãometropolitana, por causa do turismo sexual.”

De acordo com adiretora de Formação e Desenvolvimento Profissional da Fundação JoaquimNabuco, Mirian Pires, uma pesquisa recente, realizada pelainstituição, constatou que a exploração sexual de crianças e jovens temsido a principal fonte de renda das famílias carentes do Araripe, ondeestá concentrado o pólo do gesso.

Representantes do BancoNacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sinalizaram coma possibilidade de disponibilizar linhas decrédito com a intenção de gerar renda, uma vez que a região tempotencialidade para desenvolver mel, artesanato, piscicultura ecultivo do caju.