Candidatos com 101 anos disputam vaga de deputado federal na Bahia

03/08/2006 - 23h24

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Dois candidatos que nasceram no início do século passado disputam uma vaga de deputado federal pelo estado da Bahia: José de Souza Pinto, militar reformado, quer ser eleito pelo PAN, em Salvador; e Deodata Pereira Borges concorre pelo PSDC, em Feira de Santana.

Conhecido politicamente como General Souza Pinto, o candidato do PAN nasceu em dezembro de 1904. Entrou no Exército com 16 anos e participou das revoluções de 30, que levou Getúlio Vargas ao poder, e Constitucionalista de 32, quando o estado de São Paulo se insurgiu contra o presidente. O general reformado também fez parte das operações de defesa da costa brasileira durante a 2ª Guerra Mundial.

Na última eleição, Souza Pinto havia disputado a vaga pelo PAN, do qual é um dos fundadores, mas não conseguiu votos suficientes. Com voz firme, ele explica os motivos que o levaram à política: “Quando entrei no Exército, jurei que defenderia meu país por toda a vida. Eu não posso mais ir para uma frente lutar, mas posso, com a minha palavra, dizer o que está certo e o que está errado”. E acrescenta: “Como cidadão, a gente tem de lutar para que haja justiça e uma administração honesta no país”.

Já a candidata Deodata, nascida em outubro de 1905, em Feira de Santana, conta que decidiu entrar na política para ajudar na campanha do filho, que também concorre a uma vaga na Câmara dos Deputados.

O terceiro candidato mais velho é João Nunes de Castro, que aos 94 anos quer representar a Paraíba, pelo PAN, na Assembléia Legislativa. Em seguida vem Manoel Antônio Antunes, que aos 92 anos disputa uma vaga de deputado estadual em São Paulo pelo PRP.

Na faixa dos 80 anos são oito os candidatos – sete disputando vagas de deputado nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Acre, Pernambuco, Paraná e Pará. A lista de mais velhos também contempla nomes conhecidos da política nacional, como Epitácio Cafeteira, ex-governador do Maranhão: aos 82 anos ele disputa uma vaga no Senado pelo PTB. Na outra ponta, cinco dos candidatos mais jovens têm 18 anos e outros seis, 19 – todos disputam vaga de deputados estaduais. Já entre os que estão na faixa dos 20 anos, há 19 candidatos – 15 a deputado estadual, três a federal e um a deputado distrital (no Distrito Federal).