Transpetro comemora decênio do Oleoduto São Paulo-Brasília

03/08/2006 - 9h36

Agência Brasil

Brasília - Em comemoração aos dez anos do OleodutoSão Paulo-Brasília (Osbra), o maior existente no país, 500 pessoasentre políticos, representantes sindicais, acadêmicos e funcionários sereúnem hoje (3), a partir das 9h30, no terminal do município de SenadorCanedo, em Goiás.

 Com 980quilômetros de extensão, o oleoduto corta três estados brasileiros e oDistrito Federal (São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Brasília) e atende àdemanda de diesel, gasolina, GLP e QVA (querosene de aviação). Oterminal é operado pela Transpetro (subsidiária da Petrobrás paraarmazenamento e transporte de petróleo e derivados, álcool e GLP – gásliquefeito de petróleo).

 Deacordo com a Transpetro, são bombeados por dia 28 milhões de litros dederivados de petróleo, com uma vazão média de 1,2 milhão de litros porhora, vindos da refinaria de Paulínia. O combustível abastece osterminais de armazenamento e distribuição de Ribeirão Preto (SP),Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Senador Canedo (GO) e Brasília (DF).Inaugurado em 1996, para atender ao crescimento da região central doPaís, o Osbra permitiu a redução de custos no transporte de derivados.