Agência Brasil
Brasília - Representantes de governo, empresas, associações comunitárias e sociedade civil participamhoje (26) de uma consulta pública em Manaus (AM) sobre as propostas de criaçãode unidades de conservação na área de influência da BR-319 que interliga Manausa Porto Velho (RO). Na sexta-feira, será realizada a última consulta pública emBeruri (AM). As reuniões já ocorreram em outras seis localidades.
De acordo com a assessoria do Ministério do Meio Ambiente, aproposta do governo federal prevê a criação das Reservas Extrativistas de Ituxie Médio Purus, da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual do Igapó-Açu,das Florestas Nacionais de Tapauá e Iquiri, da Floresta Nacional ou Estadual deBeruri, dos Parques Nacionais do Umari, Coari e Jari, além da ampliação daFloresta Nacional de Balata-Tufari ou criação de uma Reserva Extrativista.
A região de influência daBR-319 é considerada Área sobre LimitaçãoAdministrativa Provisória (ALAP). Ela abrange cerca de 15,4 milhões dehectares, excluídas as terras indígenas já reconhecidas e unidades deconservação já criadas, e envolve os municípios de Anamã, Anori, Autazes,Beruri, Borba, Caapiranga, Canutama, Careiro, Careiro da Várzea, Coari,Codajás, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri,Manicoré, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Porto Velho e Tapauá.