Manutenção de plataformas causa queda de 5% na produção, informa Petrobras

14/07/2006 - 19h32

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio - A realização de manutenção de rotina emsete das plataformas na Bacia de Campos, no litoral Norte do estado doRio de Janeiro, provocou uma queda de 5% na produção média diária depetróleo e gás natural em junho, em relação ao mês anterior.

Dadosda Petrobras apontam que no mês passado a produção ficouem 2.204.896 barris de óleo equivalente (petróleo e gás), contra2.319.469 barris de petróleo e gás natural produzidos no mêsimediatamente anterior. No entanto, ainda segundo a estatal, com anormalização das operações nessas unidades, no último dia 9, aprodução voltou a ficar acima de 2,3 milhões de barris.

Comparadaa junho de 2005, a produção total da companhia foi 3,9% menor, pelasmesmas razões. “Paradas programadas para manutenção são operaçõesperiódicas obrigatórias nas atividades marítimas de produção depetróleo e gás”, explicou a Petrobras.

A produçãode óleo e gás natural nos campos nacionais em junho foi de 1.961.694barris de óleo equivalente, por dia, com uma redução de 5,6% em relaçãoao mês de maio. No exterior, no entanto, a produção total da companhia(óleo e gás) cresceu 1,1%, em relação a maio, ficando em 243 mil e 202barris diários de óleo equivalente. A produção exclusiva de petróleodos campos situados no Brasil, em junho, registrou a média diária de1,6 milhão de barris – 6% inferior à de maio.

APetrobras informou, ainda, que em junho a Unidade de Negócios doEspírito Santo alcançou por duas vezes (nos dias 19 e 20) orecorde de produção diária de óleo, com volumes de 103,3 mil barris e104,7 mil barris, respectivamente.

Jáa produção de gás natural no Brasil atingiu, em média, 444 milhõesde metros cúbicos diários, mantendo-se estável em relação à do mêsanterior.