Petrobras é a primeira empresa latino-americana a integrar comitê das Nações Unidas

28/06/2006 - 18h37

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio - Primeira e única empresa da América Latina a integrar o Comitê do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a Petrobras participou hoje (28), em Nova Iorque, da primeira reunião do comitê, presidida pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan.

A estatal brasileira foi representada pelo presidente, José Sergio Gabrielli. Em nota, a Petrobrás diz que foi escolhida pelas "iniciativas comprometidas com a responsabilidade social, em que se destacam as ações de preservação ambiental e o respeito aos direitos humanos e às condições de trabalho".

O Pacto Global reúne empresas comprometidas com nove princípios relativos a direitos humanos, condições de trabalho e meio ambiente. O comitê é formado por 25 membros e tem representantes de empresas, associações empresariais e de trabalhadores, além de outras organizações da sociedade civil.

De acordo com a Petrobras, a estatal aderiu voluntariamente ao Pacto Global em 2003 e a eleição como membro do conselho deve-se à comprovação da aplicação dos princípios do comitê às suas diversas atividades. A empresa informa ainda que em 2005 foram destinados R$ 518 milhões para projetos de responsabilidade social e ambiental.