Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio – O governo federal e a prefeitura carioca assinam amanhã (24) um Acordo de Cooperação Técnica para revitalizar da área portuária do Rio de Janeiro. A solenidade de assinatura prevê a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do prefeito carioca, César Maia.
O projeto prevê investimentos de R$ 3 bilhões, ao longo dos próximos 15 anos, e inclui mudanças no centro carioca, desde a Praça Mauá até São Cristóvão, na zona norte. Além de empreendimentos habitacionais e culturais, as obras devem melhorar o acesso aos portos, segundo Antonio Carlos Soares, presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro.
Soares afirma que será constituído um grupo de trabalho executivo, integrado por representantes do governo federal e prefeitura, que se encarregará da implementação das ações. Participam também desse grupo a Caixa Econômica Federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, além de entes federais que têm áreas na cidade , como a Polícia Federal e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
O presidente da Companhia Docas ressaltou que o trabalho de logística para a revitalização da área portuária do Rio de Janeiro começou há dois anos, por orientação do próprio presidente Lula. "De lá para cá, a gente está fazendo esse planejamento em conjunto, porque antes o assunto era tratado isoladamente entre a prefeitura e os vários órgãos do governo federal. Agora não, está todo mundo sentado em torno da mesma mesa, discutindo os mesmos interesses". A idéia, entretanto, é evitar que a intervenção de um órgão venha a atrapalhar o desenvolvimento de outra iniciativa, explicou Soares.