Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O ministro das Comunicações, Hélio Costa, deverá viajar dentro de algumas semanas a diversos países para discutir a transferência de tecnologia para instalação no Brasil de fábricas que que possibilitem o barateamento futuro do equipamento necessário para a recepção de TV digital – como semicondutores, por exemplo. Entre os países que o ministro pretende visitar estão Japão e Coréia.
Hélio Costa diz que há "receptividade de diversos países em colaborar com o processo de desenvolvimento no Brasil de uma indústria de semicondutores". Costa deverá viajar acompanhado de outros ministros do governo, como a chefe do Gabinete Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. A data da viagem depende da agenda dos que estarão na comitiva.
O ministro das Comunicações afirma que o sistema de TV digital que vai ser implantado no Brasil "tem que ser robusto o bastante para chegar aos 93% dos aparelhos que têm recepção do sinal da TV aberta. O governo quer que a recepção de TV venha a ter custo zero para o cidadão".
A decisão sobre o sistema de TV digital que vai ser adotada no Brasil, reiterou Costa, está nas mãos do presidente Lula, "que já tem condições de tomar uma decisão", segundo ele. Na próxima semana o ministro vai se encontrar com o presidente da República especialmente para tratar desse assunto.