Daniel L’acosta
Da Voz do Brasil
Brasília – O Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), será realizado nos dias 12 e 13 de março, em São Paulo. Ele vai encerrar o ano Ibero-americano da Leitura fazendo um balanço do que foi o ano no Brasil.
De acordo com o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação, Ronaldo Teixeira, o PNLL vai fazer com que todas as ações voltadas para estimular leitura no Brasil estejam coordenadas em torno de uma proposta de estado e para isso trabalha com quatro estratégias.
"A democratização do acesso ao livro e a todo tipo de leitura. O fomento a leitura e formação de leitores. A valorização do livro e da comunicação e o por último o apoio à economia do livro", afirma.
Segundo Ronaldo nesta proposta de estado é necessário o envolvimento do governo, da sociedade civil, do setor privado e do terceiro setor para que todos juntos possam lutar pelo desenvolvimento da leitura no Brasil.
" Só assim elevaremos a capacidade do povo brasileiro de intervenção social, política e histórica nas ações a serem encadeadas na sociedade brasileira", afirma.
Segundo Ronaldo, durante o encerramento do fórum será lançado o "Prêmio Vivaleitura" que tem como objetivo identificar, cadastrar e reconhecer as ações de incentivo à leitura desenvolvidas por órgãos governamentais, bibliotecas, escolas, ONGs e voluntários no país. O prêmio será anual e a premiação será entregue no Dia Nacional do Livro (29/10).
As inscrições para participar do Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura estão abertas até o dia 9 de março, pela internet no endereço www.vivaleitura.com.br