Prefeitos de Pernambuco defendem urgência na integração do São Francisco

20/02/2006 - 10h23

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Os prefeitos da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) se reúnem hoje (20) para planejar atos em defesa da integração da bacia do rio São Francisco às bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional. O ministro da integração Nacional, Ciro Gomes, deve participar do encontro em Salgueiro, no sertão de Pernambuco, a 513 quilômetros de Recife.

Está prevista uma reunião na sede da associação cultural do município, com a presença de 80 prefeitos, secretários municipais, vereadores, além de autoridades do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) e do governo de Pernambuco.

A integração das bacias prevê investimentos de R$ 4,5 bilhões com o objetivo de levar água para nove milhões de pessoas do semi-árido nordestino. Uma comissão de prefeitos de todas as regiões de Pernambuco vai encaminhar um documento ao presidente Lula defendendo a necessidade de urgência no início da execução das obras.

Na opinião do presidente da Amupe, Josuel Vicente Lins, o projeto é inadiável. "A água vai possibilitar, além da regularização do abastecimento humano e animal em centenas de comunidades de baixa renda, a agricultura irrigada e a pecuária, trazendo perspectivas de dias melhores para milhares de famílias sertanejas", acredita Lins.

O secretário executivo da Amupe, Anacleto Julião, disse que será iniciado a partir desta segunda-feira um movimento de apoio à transposição das águas do São Francisco. Os organizadores da mobilização querem enviar ao ministro Sepúlveda Pertence, do Superior Tribunal de Justiça, pedido de rejeição das liminares que impedem o início das obras.