Luz para Todos inaugura hoje obras de eletrificação em comunidade de Teresina

22/01/2006 - 9h01

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Mais 470 pessoas da zona rural de Teresina (PI) estão sendo atendidas pelo programa Luz para Todos, do Ministério de Minas e Energia (MME). As famílias beneficiadas pertencem à Comunidade Morro do Papagaio e vivem da agricultura familiar de subsistência. A inauguração das obras de eletrificação está marcada para hoje (22) na associação de moradores da comunidade.

Foram investidos R$ 100 mil para que a população tivesse acesso à energia elétrica. A instalação nas moradias é gratuita e inclui três pontos de luz e duas tomadas. Mais de 29 mil pessoas já foram atendidas pelo programa no estado do Piauí, com investimento de R$ 19,6 milhões, de acordo com o MME. Estão em andamento obras para levar energia a outros 20,8 mil moradores do meio rural. Em todo o país, o Luz para Todos já beneficiou cerca de 2,3 milhões de brasileiros, segundo o ministério.

Para ter acesso ao programa, o agricultor deve procurar a companhia de energia elétrica de seu município e solicitar a instalação de luz em sua casa. As obras vão sendo realizadas de acordo com os critérios de prioridade do programa. Têm preferência, por exemplo, as áreas com projetos de eletrificação paralisados por falta de recursos, municípios em que menos de 15% das casas têm acesso à luz, e comunidades atingidas por barragens.

As informações são do Ministério de Minas e Energia