Financiamentos do BNDES para micro, pequenas e médias empresas deverão crescer 6%, diz diretor

18/12/2005 - 8h02

Rio, 18/12/2005 (Agência Brasil - ABr) - Até o final deste ano, os desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as micro, pequenas e médias empresas (MPEs) deverão atingir cerca de R$ 12 bilhões, segundo o do diretor da Área de Operações Indiretas e Inclusão Social da instituição, Maurício Borges Lemos.

No ano passado, o setor recebeu recursos no montante de R$ 12,6 bilhões, com crescimento de 25% em relação a 2003. No acumulado janeiro/novembro de 2005, as liberações do BNDES para o setor superam R$ 10 bilhões – um aumento de 6% sobre o mesmo período de 2004.

Em 2005, no entanto, a crise na área agrícola afetou especialmente os programas Moderfrota (Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras) e o Finame Agrícola (destinado ao financiamento de máquinas e equipamentos novos para o setor agropecuário). A queda nos financiamentos foi superior a 50% e segundo o diretor, "o Moderfrota desabou".

Lemos explica que quando se expurga a pessoa física – e, portanto, a agropecuária – observa-se que os desembolsos para as micro, pequenas e médias empresas cresceram 27% neste ano, enquanto o número de operações subiu 25%. O diretor atribuiu esse crescimento à criação de programas novos, como o Progeren (Programa de Apoio ao Fortalecimento da Capacidade de Geração de Emprego e Renda) e o Modermaq (Programa de Modernização do Parque Industrial Nacional).

Até o fim do ano, para Maurício Borges Lemos, o desempenho final da área de operações indiretas, onde estão as MPEs, deverá revelar crescimento de cerca de 6%, "prejudicado pela agropecuária".

Na série de palestras institucionais O BNDES mais perto de você, que a instituição promoveu na semana passada com o objetivo de tornar mais claras as formas de acesso ao crédito, o diretor destacou que o pequeno empresário, hoje, "conhece melhor o banco". E que as palestras prosseguirão durante o próximo ano. "A meta é corrigir uma dificuldade estrutural do BNDES, que é não ter capilaridade. Ele tem que tentar se comunicar com seus clientes", disse.

E explicou: "A divulgação ajuda na conscientização do empresário, para que ele saiba quais são os produtos oferecidos e os direitos dele, sendo cliente dos principais bancos do país, porque todos são agentes financeiros do BNDES".