Érica Sato e Paulo Montoia
Da Agência Brasil
São Paulo – A Justiça Federal de São Paulo determinou que os funcionários do Ministério da Agricultura retomem as atividades de fiscalização sanitária no estado para evitar prejuízos econômicos à indústria. A decisão foi tomada pelo juiz federal João Batista Gonçalves, da 6ª Vara da Justiça Federal da capital, no dia 17, mas a conclusão dos autos foi expedida apenas hoje (21). Os fiscais federais agropecuários entraram em greve no último dia 7, paralisando a fiscalização sanitária e zoofitosanitária nas exportações e importações.
A decisão judicial é favorável ao recurso apresentado pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que alegou transtornos e prejuízos à indústria. De acordo com o diretor do departamento jurídico do Ciesp, Luis Carlos Galvão, a expectativa é de que os fiscais voltem ao trabalho entre hoje e amanhã. O início da normalização dos serviços de exportação e importação, segundo ele, favorecerá as 9 mil empresas ligadas ao Ciesp.
Até o início da tarde, a notificação judicial ainda não havia chegado à Associação dos Fiscais Federais Agropecuários de São Paulo, segundo seu presidente, Marcelo Laurino. Também não chegara à Associação Nacional dos Fiscais Agropecuários (Anffa) em Brasília, segundo Renato Passos, membro da comissão de comunicação da entidade. Uma vez de posse da notificação, assegurou Passos, os fiscais vão voltar ao trabalho.