Homenagens antecipam Dia Nacional do Doador de Sangue no Sul

21/11/2005 - 19h04

Porto Alegre, 21/11/2005 (Agência Brasil - ABr) - Doadores de sangue receberam hoje (21) homenagens, brindes e lanches especiais no Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs), antecipando o Dia Nacional que será comemorado na sexta-feira (25). A coordenadora administrativa do Hemorgs, Maria de Fátima Ravazzoli, informou que objetivo da comemoração será incentivar as doações voluntárias para o verão, "já que os estoques de sangue tendem a cair nessa época do ano com a chegada das festas de fim-de-ano, férias e o Carnaval".

O Hemorgs é administrado pela Fundação de Saúde, vinculada à secretaria estadual de Saúde, e fornece sangue a 42 hospitais da capital e do interior. A coleta atinge cerca de 2 mil bolsas por mês e garante os estoques aos leitos cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a coordenadora, o centro abre também no primeiro sábado de cada mês, das 8 às 12 horas, "no esforço de garantir os estoques, o que inclui as coletas externas com a Unidade Móvel".

Para doar sangue, lembrou Maria de Fátima, é necessário estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 65 anos; e levar documento de identidade com foto.