Une e Coordenação dos Movimentos Sociais protestam contra visita de Bush

04/11/2005 - 6h03

Brasília - A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Coordenação dos Movimentos Sociais fazem hoje manifestações contra a visita do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ao Brasil. Os protestos ocorrem em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Curitiba, Palmas, São Luís, Fortaleza e Salvador.

A principal manifestação será realizada em Brasília. A concentração começa às 10 horas em frente à Catedral. Cartazes e bonecos representando o presidente norte-americano vão ser mostrados.

O Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta Pela Paz (Cebrapaz) lançará abaixo-assinado pela condenação de Bush por crimes contra a humanidade. Em Campo Grande, estudantes vão conclamar a comunidade paraguaia a participar dos protestos. Com o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) das alas juvenis do PDT, PT e PPS, os estudantes também conclamarão essa comunidade a protestar contra a tentativa, segundo a UNE, "de utilizar o Paraguai como instrumento para incrementar a presença militar no Cone Sul, sob o contexto de ameaça terrorista na tríplice fronteira".

De acordo com o presidente da UNE, Gustavo Petta, a intenção é chamar atenção para a crescente presença militar dos norte-americanos na América Latina, com bases espalhadas pelo continente. Segundo Petta, a manifestação será também em repúdio à política externa de Bush e à Guerra do Iraque, em particular.