Primeiro-ministro canadense destaca quatro desafios para o continente americano

04/11/2005 - 18h25

Érica Santana
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Em seu discurso na abertura da 4ª Cúpula das Américas, o primeiro-ministro do Canadá, Paul Martin, destacou, como os principais desafios para o continente, quatro problemas a combater: as desigualdades sociais e econômicas, a gripe aviária, o aquecimento global e as fragilidades da democracia. "Esses não são os desafios que escolhemos. São reais, dentro e fora de nossos países", afirmou.

Martin também destacou o papel da Organização dos Estados Americanos (OEA) na condução da crise política do Haiti e citou o trabalho desenvolvido pelas forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) lideradas pelo Brasil como exemplos de ações importantes.

O presidente da Argentina, Néstor Kirchner, ressaltou a necessidades de os países buscarem consenso no tocante à democracia, aos direitos humanos, à defesa do meio ambiente, no combate à pobreza e no fomento a educação.

Para Kirchner, o desenvolvimento econômico deve ser feito com equidade e com a criação de trabalhos justos: "Temos que realizar o desenvolvimento sustentável que garanta o bem-estar dos nossos povos". O presidente da Argentina também criticou as ações dos Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial durante a crise argentina e falou sobre a recuperação econômica e social do seu país.

Também discursaram, na abertura da Cúpula das Américas, o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luiz Alberto Moreno.