Ministro destaca interiorização da universidade pública

24/08/2005 - 22h24

Rio, 24/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que a questão do ensino superior é um dos grandes desafios do governo, em particular o método de ingresso nas universidades. E destacou a expansão e a interiorização da universidade pública promovidas pelo governo com o objetivo de atender aos jovens de diferentes classes sociais. "O próprio presidente Lula anunciou, recentemente, uma lista de 36 cidades que receberão universidades públicas – a grande maioria no interior", lembrou Haddad.

Em conferência no ciclo O Silêncio dos Intelectuais, o ministro também falou sobre a questão das cotas nas universidades publicas, ao lembrar que de acordo com a Constituição Federal, compete ao governo federal dar garantias de acesso ao ensino, superior ou não, em igualdade de condições para todos.

"E tudo que não se vê neste momento é igualdade de condições. A adoção de cotas não resolve, de todo, o problema e é um experimento que deve durar alguns anos. A lei – que ainda nem foi aprovada – diz que está sendo criado um expediente novo, onde cada instituição aplica o sistema de cotas da maneira que achar mais adequada. Depois de dez anos será avaliado se ela produziu resultado ou não. Se não produziu, abandona-se essa perspectiva", enfatizou o ministro.