Presidente diz que sucesso do Samu depende de trabalho conjunto entre governos federal e do DF

24/08/2005 - 14h07

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou hoje (24) a necessidade do trabalho conjunto dos governos federal e do Distrito Federal para o sucesso do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na região.

"Separados, podemos cometer muitos erros, mas juntando o potencial humano que temos, certamente a possibilidade de errar é muito menor e iremos salvar muito mais vidas", disse Lula no lançamento do serviço no DF, acompanhado do governador Joaquim Roriz e o ministro da Saúde, Saraiva Felipe.

Lula afirmou que o serviço tem "forte caráter republicano" porque atende qualquer pessoa, rica ou pobre. O Samu visa atender urgências e emergências em qualquer lugar, reduzir o número de mortes e o tempo de internação nos hospitais. Para ter acesso ao serviço, basta ligar para o telefone 192. A central de atendimento funciona 24 horas por dia. O atendimento e a ligação são gratuitos. O serviço está disponível para mais de 67 milhões pessoas em 307 municípios espalhados nas cinco regiões do país.