Policiais de todo o país farão cursos a distância para melhorar qualidade de seu trabalho

24/08/2005 - 19h23

Rio, 24/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) vai capacitar policiais de todo o país, através de cursos a distância nas áreas de tráfico de seres humanos, preservação de cenas de crimes, prevenção contra a violência e direitos humanos. O objetivo é melhorar a qualidade do trabalho das polícias no Brasil.

Os cursos serão oferecidos, em 60 telecentros espalhados por todo o país, a policiais militares, civis e federais, além de guardas municipais. A intenção é começar a capacitação em outubro, quando cerca de cinco mil agentes deverão ser treinados, através do uso da televisão e da internet, em cursos de 40 dias, em média.

"Nós temos no Brasil em torno de 600 mil policiais e mais uma grande quantidade de guardas municipais. Esse público tem interferência direta no dia-a-dia da população, exercendo uma grande autoridade e é, portanto, necessário que tenham uma boa formação para esse tipo de intervenção. A formação tem que ser não apenas técnica, mas também humanística, uma vez que a polícia trabalha com pessoas", explicou o diretor de Desenvolvimento de Pessoal da Senasp, Ricardo Balestreri.

Segundo ele, o projeto deverá ser permanente, capacitando entre 50 mil e 60 mil policiais no período de um ano. Em 2006, deverão ser instalados mais 140 telecentros em várias localidades. Balestreri explicou que a educação a distância permitirá formar um maior número de pessoas em um menor período.