Lula pede que pessoas utilizem serviço de emergência de forma adequada

24/08/2005 - 15h08

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - No lançamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu 192, no Distrito Federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que o povo utilize o serviço de forma adequada e não faça trote. "A gente só sabe a necessidade desses serviços quando a gente está tarde da noite, fora de hora, com um parente doente ou quando a gente está em um acidente em uma estrada".

Segundo ele, Brasília precisa contar com o que há de melhor na saúde pública. "Temos que oferecer ao povo que mora em Brasília e ao Brasil que transita por Brasília diariamente o que há de melhor na área da saúde pública do país".

Com o Samu, de acordo com o presidente, o tempo para a chegada do atendimento cai de 40 minutos para 10 minutos. Criado em 2003, o serviço tem o objetivo de prestar socorro rápido e gratuito nas situações de urgência e emergência. Com isso, o governo pretende reduzir o número de mortes por falta de atendimento rápido e a permanência do paciente no hospital.

Para solicitar o atendimento, a população só precisa ligar para o telefone 192. A chamada telefônica é gratuita e a central de atendimento funciona 24 horas. O Samu já está disponível para mais de 67 milhões de pessoas em 307 municípios do país. A expectativa do governo é levar o serviço para todas as cidades até o final de 2006.