Defesa Civil alerta sobre temporais e frio amanhã em quatro estados

24/08/2005 - 19h50

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional enviou hoje (24) alerta aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, prevenindo sobre a ocorrência de chuva forte, raios, ventos com até 50 quilômetros por hora e queda de temperatura.

Os temporais poderão atingir hoje áreas isoladas de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. A previsão indica também que, hoje e amanhã, poderá haver com precipitação pluvial intensa, ventos e raios no sul do Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. A população deve evitar permanecer em áreas sob risco de alagamento, deslizamento de terra e escorregamento de pedras - zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas.

Amanhã (25), a temperatura mínima poderá variar entre 7 e 9 graus Celsius nas regiões mais altas de São Paulo e entre 11 e 15 graus nas outras áreas. Em Mato Grosso do Sul, a variação deve ser de 6 a 9 graus nas áreas de maior altitude e de 11 a 15 graus nos outros locais. No sul de Minas, a temperatura deverá variar de 8 a 10 graus. Nas áreas mais altas do Rio de Janeiro, a variação deverá ser de 10 a 14 graus; nas demais regiões do Estado, de 17 a 19 graus.

A Coordenadoria de Defesa Civil de São Paulo também foi alertada sobre a previsão de mar agitado e de ondas com até 3 metros em alto-mar, amanhã, o que desaconselha o tráfego com pequenas e médias embarcações.

Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) orientaram os avisos sobre temporais, baixas temperaturas e mar agitado.

Com informações do Ministério da Integração Nacional