Defesa Civil alerta para vendaval no Sul do país

24/08/2005 - 11h06

Lupi Martins
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre - A Defesa Civil do Rio Grande do Sul reforçou hoje (24) o alerta para a ocorrência de temporal com ventos fortes na costa atlântica gaúcha e catarinense até o início da noite. Em alto mar as condições de navegação estarão altamente perigosas, especialmente para os barcos pesqueiros de menor porte.

A Estação de Climatologia de São Leopoldo, na região Metropolitana de Porto Alegre, anuncia para região Sul do estado rajadas de ventos entre 100 e 120 quilômetros por hora e para a região Norte, entre 80 e 100 quilômetros. A temperatura deverá cair a zero grau na região serrana.

Na noite passada, ventos de até 184 quilômetros por hora atingiram a costa do Uruguai. O vendaval está sendo considerado o mais forte dos últimos 40 anos. Em Montevidéu ventos com rajadas de até 100 quilômetros horários causaram estragos destelhando casas, derrubando painéis e postes da rede elétrica, deixando centenas de pessoas desabrigadas. No Rio Grande do Sul os ventos atingiram, na madrugada desta quarta-feira, os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí, na região Sul. O vendaval também atingiu a Argentina, onde choveu 132 milímetros,a maior precipitação desde 1997.