Alongamento da dívida do setor agrícola em 2006 está garantido em Lei de Diretrizes Orçamentárias

24/08/2005 - 20h11

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A aprovação, hoje (24) pelo Congresso Nacional, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), garante o alongamento da dívida do setor agrícola com bancos públicos. A LDO determina que o orçamento para 2006 deve prever os gastos com o alongamento da dívida.

A proposta foi apresentada na Comissão Mista de Orçamento pelo deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO). Em acordo assinado na última semana para garantir a votação da LDO, deputados e senadores integrantes comprometem-se a voltar a incluir essas medidas na lei orçamentária de 2006 no caso de veto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Congresso Nacional aprovou na tarde desta quarta-feira, em sessão conjunta, o texto substitutivo ao Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2006. A LDO deveria ter sido votada até 30 de junho, mas foram apresentadas 2.545 emendas ao projeto original e Comissão Mista de Orçamento decidiu elaborar um substitutivo. Os debates se estenderam por dois meses a conclusão só foi possível por meio de um acordo fechado na última semana entre parlamentares de todos os partidos.