Rio, 24/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no estado do Rio de Janeiro estão funcionando sem problemas, conforme informação da assessoria de imprensa da instituição.
A gerente executiva do INSS na Baixada Fluminense, Maria de Lourdes Ferreira de Oliveira Santos, disse que o trabalho está sendo facilitado porque, durante a greve, muitos pedidos de benefícios foram encaminhados pelo sistema de atendimento por meio da internet.
Maria de Lourdes acrescentou que, nos postos de maior procura da Baixada, estão sendo feitos diariamente 900 atendimentos, a maior parte para pedidos de auxílio-doença. Nos outros postos da Baixada, a média de atendimento tem sido de 500 segurados por dia. "Está tudo normal. A expectativa que a gente tinha era que a demanda fosse muito maior do que está sendo", disse a gerente executiva do INSS na Baixada.
Ela informou que, dos 15 postos da Baixada, apenas seis aderiram à paralisação dos servidores (Duque de Caxias, Nilópolis, São João de Meriti, Mesquita, Itaguaí e Nova Iguaçu). Nos outros postos, o atendimento vinha sendo prestado aos segurados, por isso, ela acredita que não será necessário estender o horário especial por muito tempo.
Segundo a assessoria de imprensa do INSS, o maior movimento está sendo registrado nos bairros de Copacabana, Irajá e Padre Miguel, no município do Rio de Janeiro; nos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti e Nilópolis, na Baixada Fluminense; e de São Gonçalo, na região do Grande Rio.
Ainda não há prazo para o término do horário especial de atendimento definido para o atendimento após a volta da greve dos servidores da seguridade social. Conforme acordo entre os servidores e o Ministério da Saúde, o horário foi estendido para até as 16 horas. Em período normal, o atendimento é das 8 às 14 horas.