Ações de sensibilização marcam em Recife Semana Mundial de Amamentação

24/08/2005 - 7h51

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - A Semana Mundial da Amamentação, que começa amanhã (25) e vai até o dia 31, será marcada na capital pernambucana por uma série de ações destinadas a sensibilizar a população sobre a importância do aleitamento materno. A abertura oficial da semana vai ser feita pelo secretário estadual de Saúde, Gentil Porto, às 9 horas, na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, com a participação de estudantes de escolas públicas, coral dos funcionários dos Correios e Bombeiros Amigos do Peito.

Durante toda a manhã, as mães serão orientadas por especialistas em nutrição e representantes de organizações não-governamentais, sobre as vantagens de oferecer uma alimentação saudável para crianças com até um ano de vida. Também serão fornecidas informações sobre a Central de Leite Humano, que funciona há seis anos, resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e o Corpo de Bombeiros. A doadora só precisa telefonar para o número 0800282350 que um bombeiro vai buscar o leite na sua residência e o entrega em um dos cinco bancos de leite das maternidades interligadas ao sistema.

De acordo com Graça Magalhães, gerente de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, nos últimos cinco anos a mortalidade infantil caiu para 25% em Pernambuco, em função da implementação de programas sociais de promoção da alimentação saudável. Ela destacou que associado à iniciativa, profissionais do Programa de Saúde da Família passaram também a acompanhar os recém-nascidos prematuros e filhos de mães desnutridas e de adolescentes, para incentivar a amamentação.

Pesquisa realizada nos postos de saúde no estado, há seis anos, constatou que crianças que nunca mamam no peito têm risco 17 vezes maior de adoecer de diarréia e ficam quatro vezes mais vulneráveis a morrer em conseqüência de doenças.