Setor de móveis, responsável por 1% do PIB brasileiro, abre hoje feira internacional em SP

01/08/2005 - 8h12

Elisângela Cordeiro
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Começa hoje (1º) no Parque de Exposições do Anhembi, na capital paulista, a Feira Internacional de Vendas e Exportações de Móveis (Fenavem). Considerado o principal evento da América Latina para o setor moveleiro, a Fenavem conta nesta 24ª Edição com 350 expositores que trazem produtos que vão desde artigos para quarto, sala, cozinha até móveis para jardinagem e alta-decoração. Voltada principalmente a vendas ao mercado externo, a expectativa é que 50 mil pessoas visitem a feira durante os cinco dias de evento.

Com o apoio da Agência Brasileira de Apoio às Exportações (Apex), a Fenavem receberá neste ano, por meio do Projeto Comprador, 30 empresários de mercados promissores para o móvel brasileiro, de países da América Latina, Europa, Ásia e Oriente Médio.

Dados da balança comercial indicam crescente participação do setor na pauta de exportações nacionais. Só no primeiro semestre deste ano, o aumento das vendas de moveis brasileiros para outros países foi 19% superior ao do ano passado. Em 2004, as exportações do setor somaram US$ 940,5 milhões, alta de 42% em relação a 2003.

Números da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abmóvel) revelam que o mercado moveleiro é responsável por 1% do PIB brasileiro e conta com 32 mil empresas, das quais 96% são micro e pequenas empresas, além de ser o 3º maior gerador de empregos, com 450 mil trabalhadores.

A abertura oficial do evento será feita pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, às 15 horas, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Participam da solenidade empresários do setor e os presidentes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Domingos Rigoni.

Em seguida, haverá a instalação da plenária do Fórum de Madeira e Móveis no Brasil. Também está prevista a apresentação de um balanço do setor moveleiro no primeiro semestre.

Paralelamente à 24ª Fenavem, que prossegue até sexta-feira (5), ocorre o Salão Internacional de Móveis e Design, o Prêmio Nacional de Design do Mobiliário e o Congresso Fenavem.