Projeto de lei prorroga desconto para taxistas e portadores de necessidades na compra de carros

01/08/2005 - 19h54

Karina Cardoso
Da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje (1) o projeto de lei que prorroga para até 2009 o desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para taxistas e portadores de necessidades especiais. O projeto, que será enviado ao Congresso Nacional, ainda prevê a redução do tempo obrigatório do proprietário permanecer com o veículo. O período era de três anos e poderá ser reduzido para dois.

O taxista Sérgio Aureliano e Silva afirma que a medida melhorará a qualidade do serviço prestado aos usuários de táxi, uma vez que os veículos poderão ser trocados com mais freqüência. "Com essa mudança poderemos ter um novo carro a cada dois anos. Com uma nova ferramenta de trabalho é possível atender melhor o público", afirmou.

Durante a cerimônia, a presidente do Sindicato dos Taxistas do Distrito Federal, Maria do Bonfim (Mariazinha), junto com os profissionais da categoria, pediu a liberação de uma linha de financiamento junto à Caixa Econômica Federal com prestações fixas e juros subsidiados.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que todas as reivindicações serão analisadas e que o financiamento garantiu que medidas já estão sendo tomadas. "Começamos a conversar com a Caixa e com o Banco do Brasil a possibilidade dos taxistas voltarem a ter linha de crédito para financiamento dos veículos", afirmou.

Se o projeto de lei não tivesse sido assinado, o desconto do IPI somente valeria até fim de 2006. As alíquotas do imposto continuam a variar de 7% a 25%, dependendo do tipo de veículo.