Pesquisa do BC mostra que projeção de inflação continua estável

01/08/2005 - 10h15

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As projeções de inflação continuam em baixa, tanto no varejo quanto no atacado, conforme mostra pesquisa realizada pelo Banco Central, na última sexta-feira, com uma centena de instituições financeiras e analistas de mercado sobre as tendências dos principais indicadores da economia.

Os números revelados hoje pelo boletim Focus indicam que as projeções do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para este ano estão no mesmo patamar da pesquisa da semana passada. Em queda há 11 semanas, a estimativa de IPCA passou de 5,55% para 5,54%.

As expectativas dos analistas de mercado para a inflação deste mês também caíram de 0,30% para 0,29%, e para agosto, de 0,39% para 0,37%. Esses números são insuficientes para mudar a expectativa de IPCA para os próximos 12 meses, que manteve os mesmos 4,90% da pesquisa anterior.

O Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe), da Universidade de São Paulo (USP) baixou da projeção anterior de 5,16% para 5,11% para a inflação anual na capital paulista – igual à meta oficial de 5,1% para o IPCA do país.

As projeções dos preços no atacado mostram quedas mais acentuadas. O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu de 4,04% para 3,80% e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) baixou de 4,11% para 3,80%.

A pesquisa do BC manteve a expectativa de 7% para o acumulados dos reajustes de preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, saúde, educação, dentre outros).