Governo vai estudar crédito especial para taxistas, afirma Lula

01/08/2005 - 20h13

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que, nos próximos dias, o governo vai analisar a possibilidade de criar um financiamento com juros baixos para a compra de táxis. Esta é uma reivindicação antiga do setor e, segundo Lula, necessária para dar maior condição de trabalho aos taxistas.

"É justo que a gente, nos próximos dias, debruce em cima da proposta de uma linha de financiamento" disse. "Porque, certamente, o motorista de táxi tem como garantia maior para pagar o empréstimo uma coisa chamada no nosso meio: honra".

Lula assinou hoje (1º) o projeto de lei (PL) que prorroga de 2006 para 2009 do desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para portadores de deficiência física e taxistas que comprarem um carro. O PL também propõe a redução de três para dois anos do tempo obrigatório para os taxistas e portadores de deficiência física beneficiados com o desconto no IPI permanecerem com o veículo. Mas, para entrar em vigor, estas medidas precisam, ainda, ser votadas no Congresso Nacional.

Lula, acompanhado, do ministro da Fazenda, Antônio Palocci e do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, informou que a iniciativa de prorrogar a lei que beneficia os taxistas e portadores de deficiência física com o desconto no IPI partiu de Antônio Palocci. "Fiz questão que Palocci viesse aqui, porque normalmente os ministros da Fazenda ou qualquer tesoureiro de sindicato ou de qualquer entidade normalmente são tratados como se fossem as pessoas que impedem maiores benevolências de liberação de recursos para todas as nossas necessidades", ressaltou.