Economia brasileira "tira de letra" crise política, diz secretário de Tesouro dos EUA

01/08/2005 - 19h27

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A resistência da economia é reflexo da confiança dos brasileiros e da comunidade internacional nas "instituições básicas" do país, afirma John Snow, secretário do Tesouro dos Estados Unidos. Titular do cargo correspondente ao de ministro da Fazenda, Snow iniciou hoje (1º) em Brasília sua agenda de visitas ao Brasil.

"Essa situação, como é que se queira caracterizá-la, eu particularmente nem quero descrevê-la, o fato é que não tem havido nenhum grande efeito sobre os indicadores fundamentais da economia", disse. "A economia vem tirando isso de letra".

De acordo com o secretário norte-americano, em nenhum dos segmentos da economia, seja o mercado de capital acionário ou cambial, existe reflexo negativo da situação política. "O que reitera o meu argumento básico de que o que conta é a política e o comprometimento para com a boa política e a expectativa de que a boa política continuará", afimou.

Para ele, a continuidade da política econômica brasileira é uma questão chave para o bom desempenho da economia brasileira. "A questão principal, crucial é manter as conquistas da políticas daqui para adiante", disse.