Brasília, 8/7/2005 (Agência Brasil - ABr) - Empossado ministro das Comunicações, Hélio Costa anunciou hoje que lutará pela redução do custo da assinatura básica da telefonia fixa. Disse que discutirá o assunto com os dirigentes das empresas e que já pediu para ser agendada reunião com o setor para discutir o assunto na próxima semana, quando já estará despachando no ministério. "A principal defesa que o ministro das Communicações tem de fazer é a do consumidor, das pessoas que usam o telefone. Mas, obviamente, respeito todas as posições e os direitos das empresas de telefonia", destacou.
Hélio Costa também anunciou que vai procurar melhorar o acesso à telefonia fixa e móvel das pessoas de baixa renda. "Tem que estar no projeto das companhias telefônicas um trabalho para reduzir o preço da assinatura básica do telefone fixo. Se as empresas fizerem isso, conseqüentemente vai aumentar o número de assinantes no país", ressaltou.
A implantação da TV digital no Brasil e a definição de uma lei de comunicação eletrônica também serão prioridades do novo ministro. Ele assumiu no lugar de Eunício Oliveira, que será candidato ao governo do Ceará nas próximas eleições.
Hélio Costa nasceu em Barbacena (MG), é jornalista e senador pelo PMDB de Minas Gerais. No Senado, atuou como vice-líder do governo e do partido. Em 2004, foi apontado como um dos parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Foi eleito deputado federal duas vezes, em 1986 e 1999.