Acordo com laboratório garante redução no preço de remédio do tratamento de Aids

08/07/2005 - 20h59

Brasília - Comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde informa que foi fechado acordo com o laboratório Abbott, após dez dias de negociações, e que está assegurada redução significativa do preço do medicamento Kaletra (Lopinavir+Ritonavir) nos próximos seis anos, "garantindo a sustentabilidade do Programa Nacional de DST-Aids". Os resultados, segundo o comunicado, garantem também "o acesso à nova formulação do Kaletra que será lançada mundialmente em dois anos e a realização da transferência de tecnologia para a produção nacional desse medicamento".

A redução será de pelo menos US$ 18 milhões já no próximo ano e em seis anos, de até US$ 259 milhões. De acordo com o comunicado, "o acordo prevê ainda que o aumento da captação de pacientes não elevará os gastos anuais com a aquisição do Kaletra. Hoje 23.400 pacientes do programa recebem Kaletra, e estima-se que em seis anos esse número chegue a 60.000".

No acordo, o Ministério da Saúde também assegurou o fornecimento do Kaletra pediátrico para os próximos seis anos, independentemente do aumento no número de usuários.

O comunicado informa também que "o Laboratório Abbott concordou em realizar um processo de transferência de tecnologia para que o laboratório FarManguinhos possa fabricar o medicamento. Esse processo se iniciará em 2009".