Spensy Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Florianópolis - Um dos problemas mais comuns enfrentados pelos pequenos empreendedores do país pode ser solucionado com a difusão dos veículos de comunicação comunitários, avalia o economista Ladislau Dowbor. "Temos que liberar o acesso a rádios e TVs locais e comunitárias. É uma questão de civilização."
Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Dowbor é um dos coordenadores do projeto para formatação de uma política nacional de apoio ao desenvolvimento local, uma parceria entre o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Instituto Cidadania, organização não governamental fundada por Luiz Inácio Lula da Silva que criou o Fome Zero.
Dowbor fez a sugestão sobre o uso da mídia comunitária aos debatedores presentes ao primeiro seminário do projeto, que acontece hoje em Florianópolis. Vários participantes do evento citaram a dificuldade de comercialização dos produtos locais como um entrave ao desenvolvimento. Segundo o economista, a divulgação nos meios comunitários de comunicação dos produtos locais poderia oferecer um contraponto à publicidade massiva que as grandes empresas promovem na mídia comercial.