Escolas precisam estar preparadas para receber alunos especiais, diz secretária de Educação Especial

30/05/2005 - 14h39

Rosamelia de Abreu
Repórter da Voz do Brasil

Brasília - As escolas públicas precisam estar preparadas para para receber alunos portadores de necessidades especiais, disse a secretária de Educação Especial do ministério da Educação, Cláudia Dutra. Ela orienta os pais a procurarem as secretarias estaduais e municipais de educação para garantir a matrícula das crianças com necessidades especiais. A Constituição Federal garante a todas as crianças brasileiras com idade entre 7 a 14 anos o direito de freqüentar uma escola de ensino regular.

De acordo com a secretária, o ministério da Educação possui vários programas para capacitar professores e adequar material didático e suas instalações para receber essas crianças. "Existem, por exemplo, os Manuais de Musicografia Braille e de Grafia Braille para Informática. Eles ajudam professores e estudantes cegos a aprender música e informática. Outra iniciativa é o programa interiorizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os professores do ensino regular são capacitados sobre como utilizar esses recursos pedagógicos para ensinar as crianças com necessidades especiais."

Hoje, quase 35 por cento dos 566.753 estudantes com necessidades especiais freqüentam o nível regular de ensino. O Brasil tem, só no ensino fundamental, 37 milhões de crianças. Cerca de 10% são tem algum tipo de deficiência.