Gil compara Projeto Revelando os Brasis a um gol em jogo de futebol

09/05/2005 - 23h35

Rio, 9/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, disse que o projeto Revelando os Brasis "é um campeão: é um gol, porque tem a beleza de um gol que às vezes sai difícil, preso e tenso, mas é sempre bonito quando a bola bate na rede". E acrescentou: "É uma possibilidade de as pessoas abrirem um placar da vida delas com o cinema".

O ministro assistiu na noite desta terça-feira, na Casa de Cultura Laura Alvim, à exibição do making of do projeto que viabilizou a produção de 40 vídeos digitais em municípios com até 20 mil habitantes.

Segundo o Secretário do Audiovisual, Orlando Senna, ao todo foram 261 dias de produção cinematográfica. Os 40 selecionados tiveram aulas sobre todas as etapas de produção no Centro Técnico Audiovisual (CTAv), no Rio e depois partiram para suas cidades para a produção dos curtas-metragens.

Orlando Senna informou que os vídeos, que possuem cerca de 15 minutos, serão exibidos nos festivais de cinema do país, na rede pública de televisão e nas 40 cidades onde foram gravados.

O ministro Gilberto Gil também disse que as inscrições para a segunda fase do projeto começarão em julho, beneficiando mais 40 pessoas de municípios com até 20 mil habitantes. Ele informou que o ministério está tentando obter apoio dos estados para que eles próprios organizem outras edições com o projeto, e que o Espírito Santo já demonstrou interesse nesse sentido.

De acordo com o Ministério da Cultura, foram investidos R$ 1,05 milhão no projeto, que é uma parceria da Secretaria do Audiovisual com o Instituto Marlin Azul.