Palocci defende sistema de metas de inflação

09/05/2005 - 21h18

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – O Ministro da Fazenda, Antonio Palocci, ressaltou hoje, no XVII Fórum Nacional, no Rio de Janeiro, que é preciso haver um nível de compreensão por parte da sociedade em relação à política de metas de inflação, que é recente não só no mundo (sua adoção data de 1992) mas também no Brasil, onde passou a vigorar a partir de 1999.

Lembrou que em maio de 2003 a inflação acumulada era de 17%, com tendência ascendente, e "o trabalho do Banco Central foi muito importante para fazer com que aquela tendência de inflação crescente fosse quebrada naquele momento, trazendo a inflação para níveis mais razoáveis para o crescimento econômico". Destacou que como recentemente a inflação voltou a pressionar, o BC está fazendo um esforço para trazê-la de novo para convergir para as metas do governo.

O ministro disse que no mundo todo, o sistema de metas de inflação se mostrou o mais eficiente instrumento de controle da inflação. Por isso, ele manifestou sua crença de que a experiência brasileira deve ser olhada como exitosa.

"Durante muitas décadas a nossa economia não conseguiu reverter os processos inflacionários, conviveu com diversos programas que tentaram fazer mudanças bruscas na desinflação da economia, que tinham resultados importantes de curto prazo mas não se sustentaram no longo prazo".