Governo afirma que segurança das autoridades na Cúpula está garantida

09/05/2005 - 17h30

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o general Jorge Armando Felix, ao comentar sobre o risco de atentados terroristas durante a Cúpula da América do Sul e Países Árabes, disse que o assunto preocupa o governo brasileiro. Ele está atento à segurança dos 19 Chefes de Estado e 60 ministros, esperados para o encontro. "O terrorismo é uma realidade presente no mundo inteiro e que não respeita fronteira", disse o general.

Em eventos dessa natureza, Felix informa que esse é um tema previsto pelo Gabinete de Segurança Institucional.

Ao ser questionado se as delegações palestinas e iraquianas receberiam atenção especial, por estarem numa situação de maior vulnerabilidade aos atentados, o Coordenador de Segurança da Cúpula da América do Sul e dos Países Árabes, o general Orlando Gonçalves Pamplano, afirmou que o planejamento de segurança foi pensado segundo informações do serviço de inteligência.

Durante a Cúpula dos países Sul-americanos e árabes, as delegações e os convidados terão proteção de nove mil pessoas, entre elas militares e agentes da Polícia Federal. Até às 19 horas de hoje (9), o Gabinete de Segurança Institucional aguarda a chegada de todos representantes dos países convidados para a Cúpula.