Benedito Mendonça
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Parlamento brasileiro é protagonista na causa indígena e deve expressar a vontade e o interesse do povo brasileiro - que inclui os índios -, defende o coordenador-geral da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas, deputado Eduardo Valverde (PT-RO). Para ele, se o Brasil é um país pluriétnico e pluricultural, as ações de governo e os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional que reafirmam os interesses dos povos indígenas têm que ser agilizados. Entretanto, lembra que "há uma grande resistência no momento no Parlamento" contra isso.
De acordo com Valverde, para tentar solucionar o problema da demarcação e homologação das terras indígenas no país, é preciso sensibilizar os deputados para o entendimento de que a temática indígena é a temática do povo brasileiro. "Temos também que convencer a sociedade majoritária não-índia de que a diferença faz parte de uma sociedade democrática. A preservação dos valores culturais e tradições dos diversos povos que compõem o povo brasileiro é uma condição sine qua non para a democracia racial".
Ele criticou outro movimento que começa a se delinear no Congresso, que defende a redução do tamanho das reservas indígenas e o impedimento de que as reservas já demarcadas sejam expandidas. "Terra para os povos indígenas não é um fator de produção. É uma condição da vida, uma condição da sobrevivência e da manutenção dos valores culturais."
AD