Novo sistema avalia valor agregado do conhecimento, diz presidente da Conaes

27/04/2005 - 20h56

São Paulo, 27/4/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), em substituição ao Provão, permitirá avaliações mais objetivas do rendimento dos alunos e da instituição de ensino superior, porque é aplicado no primeiro e no último ano e medirá "o valor agregado do conhecimento".

A defesa do novo sistema foi feita pelo presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), Hélgio Trindade, durante o seminário internacional Reforma e Avaliação da Educação Superior, encerrado hoje.

Trindade destacou ainda a auto-avaliação, feita por comissões internas nas instituições de ensino superior, e a avaliação externa, feita por especialistas. No processo, afirmou, é preciso "respeitar a identidade e a diversidade das instituições" e apurar "o que cada instituição definiu como missão e o que atingiu em sua história.

No painel que tratou do tema Sinaes: Olhares Externos, o diretor do Centro de Investigação Política do Ensino Superior de Portugal, Alberto Amaral, defendeu a transparência no processo de avaliação, "para garantir a credibilidade do sistema, em especial para os alunos que procuram informações na hora de escolher o curso mais adequado ao seu futuro profissional".