Aneel autoriza reajuste de tarifas de quatro distribuidoras no Nordeste

19/04/2005 - 23h45

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste das tarifas de quatro distribuidoras da região Nordeste: as empresas Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Companhia Energética do Ceará (Coelce), Empresa Energética de Sergipe S/A (Energipe), e Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern). As novas tarifas começarão a vigorar na sexta-feira (22).

Para a Coelba, o índice médio é de 23,40%; para a Coelce, de 23,59%; para a Energipe, de 19,84% e para a Cosern, de 19,58%. Segundo a assessoria de Imprensa da agência, os percentuais serão diferenciados por classe de consumo, com reajustes menores para os consumidores residenciais atendidos em baixa tensão. Para as indústrias, em alta tensão, os reajustes serão maiores.

A assessoria informa ainda que ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que as empresas tiveram nos últimos 12 meses. A fórmula de cálculo inclui custos gerenciáveis, sobre os quais incide o IGP-M, e custos não gerenciáveis como energia comprada de geradoras, Conta de Consumo Combustível (CCC), Reserva Global de Reversão (RGR), taxa de fiscalização e encargos de transmissão.

A Coelba atende a 374 municípios da Bahia; a Coelce, a 184 municípios no Ceará; a Energipe, a 65 municípios de Sergipe e a Cosern, a 167 municípios do Rio Grande do Norte.