Paulo Montoia
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – As vendas em valores reais nos supermercados do país cresceram 16,41% em março em relação ao mês anterior, segundo balanço divulgado hoje (19) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Esse crescimento já desconta a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As vendas reais cresceram 13,03% em relação a março de 2004 e 8,63% no acumulado do primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.
De acordo com o balanço da Abras, esse bom desempenho é explicável pelo menor número de dias de fevereiro (28) em relação a março (31), em razão do carnaval, também em fevereiro e, finalmente, por março ter sido o mês da Páscoa, "que é considerada o segundo melhor momento de vendas para o setor (só perde para Natal)". Segundo a Abras, as vendas na semana da Páscoa deste ano foram 12% maiores na comparação com a do ano passado.
As vendas em valores nominais, ou seja, sem descontar a inflação, cresceram 17,12% na comparação de março com fevereiro, 21,59% no mês em comparação com março de 2004 e 16,72% na comparação entre os primeiros trimestres dos dois anos. A Abras não forneceu os valores em reais, apenas as porcentagens.
AD