Novo papa vai surpreender positivamente, diz secretário-geral da CNBB

19/04/2005 - 19h58

São Paulo, 19/04/2005 (Agência Brasil - ABr) - O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Odilo Scherer, disse que a opinião pública conhece o cardeal Joseph Ratzinger, eleito novo líder da Igreja Católica, como Papa Bento XVI, por "alguns clichês". "Agora vamos conhecer melhor sua postura e sua personalidade durante o pontificado, afirmou Dom Odilo, em entrevista coletiva na Cúria Metropolitana de São Paulo.

Segundo o bispo, o Papa Bento XVI vai surpreender positivamente por ter grande cultura e ser um grande teólogo. Ele disse que teve vários encontros com o então cardeal Ratzinger e reiterou que o novo papa "é um grande conhecedor da igreja e da humanidade".

O bispo auxiliar de São Paulo, Dom Manoel Parrado Carral, disse que Dom Cláudio Hummes, arcebispo metropolitano de São Paulo, que estava na lista dos mais cotados para suceder João Paulo II, informou que os membros do conclave estão contentes com a eleição do novo papa, que foi "praticamente uma unanimidade". Ele disse também que a missa inaugural do pontificado de Bento XVI está realizada no próximo domingo (24).