Negociação com Nigéria para transferência de tecnologia de anti-retrovirais está avançada

11/04/2005 - 23h27

Brasília – Brasil negocia com a Nigéria a transferência de tecnologia para produção de medicamentos anti-retrovirais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso feito em jantar oferecido no Palácio do Governo na Nigéria, afirmou que as negociações nesse setor "estão avançadas", mas ainda não há confirmação de quando o acordo pode ser firmado.

A proximidade de um acordo de cooperação nessa área já tinha sido divulgada pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, em entrevista no último país africano visitado pela comitiva presidencial.

No ano passado, em Bangkok, durante a 15ª Conferência Internacional de Aids, o Brasil assinou um acordo inédito com outros quatro países para criar uma rede de transferência de tecnologia para combater a doença. Rússia, China, Ucrânia, Nigéria e o Brasil se comprometeram a trocar informações sobre fabricação de preservativos, medicamentos, melhoria de exames e cooperação na pesquisa de vacinas.

Em janeiro, depois de três dias de reunião no Rio de Janeiro, os países que integram a Rede de Cooperação Tecnológica HIV/Aids chegaram a um consenso sobre os procedimentos que deverão ser adotados para pôr em prática os acordos bilaterais e multilaterais. Os representantes do Brasil e da Nigéria também estavam presentes e discutiram formas de avançar em suas áreas de interesse.