Brasil e Nigéria estão empenhados em reforma na ONU, diz Lula

11/04/2005 - 23h04

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, em discurso durante banquete oferecido pelo presidente nigeriano, Olosegum Obasanjo, que "Brasil e Nigéria estão empenhados na reforma das Nações Unidas". E que "queremos tornar o Conselho de Segurança mais democrático, representativo e legítimo, com a inclusão de países em desenvolvimento como membros permanentes".

Na etapa anterior da visita ao continente africano, o comunicado conjunto dos presidentes do Brasil e da República de Camarões, divulgado na manhã desta segunda-feira, reafirmou o apoio à reforma da ONU e à necessidade de ampliação do Conselho de Segurança. O presidente Paul Byia, de acordo com o comunicado, manifestou apoio à candidatura do Brasil a uma vaga permanente no Conselho.

Lula afirmou que "o Brasil saúda a recente decisão da União Africana sobre a reforma do Conselho de Segurança" e reiterou que "seguiremos defendendo firmemente a presença permanente da África em um Conselho de Segurança reformado".

No discurso, o presidente brasileiro lembrou ainda a ação conunta no G-20: "Transformamos esse grupo em um agente esswencial na luta por um sistema internacional de trocas que respeite o justo valor de nossos produtos agrícolas." E acrescentou: "Podemos beneficiar-nos de uma maior articulação entre o Mercosul e a Comunidade Econômica de Países da África Ocidental."