Lula agradece presidente nigeriano por apoio dado à Ação Contra a Fome

11/04/2005 - 23h49

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu, em viagem oficial à África, o apoio da Nigéria para a iniciativa de Brasil, França, Chile e Organização das Nações Unidas discutirem propostas de financiamento para eliminar a fome e à pobreza no mundo. Encontro aconteceu em setembro do ano passado, em Nova Iorque, às vésperas da 59ª Assembléia Geral da ONU.

Durante jantar oferecido pelo presidente Olosegum Obasanjo, Lula foi recebido por apresentações de danças típicas e, depois, discursou. "Lancei, juntamente com outros líderes mundiais e com o secretário-geral da ONU, no ano passado, a Ação Contra a Fome e a Pobreza. Realizamos uma reunião histórica com mais de 50 chefes de Estado e de governo. Desejo agradecer publicamente seu apoio, presidente Obasanjo, a essa iniciativa. Continuamos trabalhando intensamente para que a iniciativa dê frutos", disse.

Lula também pediu atuação conjunta com a Nigéria para cobrar da comunidade internacional o comprometimento necessário para o cumprimento das Metas do Milênio dentro dos prazos estabelecidos. "Não é possível que um bilhão de seres humanos, que vivem abaixo da linha de pobreza, não nos faça compreender que nós já conquistamos a nossa independência, já afastamos os nossos colonizadores. Agora, precisamos acreditar em nós mesmos", completou.