Rio, 11/4/2005 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Antonio Carlos Soares, assinou hoje nove contratos para melhoria da infra-estrutura do sistema portuário fluminense. Seis referem-se a obras no porto do Rio de Janeiro, dois ao porto de Sepetiba e um ao porto de Niterói. Está prevista a aplicação de R$ 20,604 milhões e as obras terão iniciadas ainda neste mês.
Segundo Soares, há cerca de 20 anos não se fazia esse tipo de investimento nos portos do estado. No de Niterói, há 25 anos. Para ele, os investimentos públicos que estão sendo feitos para recuperação do sistema portuário atrairão novos recursos do setor privado para o setor.
No porto do Rio, serão aplicados R$ 9,654 milhões em dragagem, para permitir a entrada de navios de maior porte, de até 55 mil toneladas, contra a atual capacidade de transporte de 30 mil toneladas. Antonio Carlos Soares afirmou que a obra dará mais agilidade ao transporte, dobrando praticamente a capacidade de carga. De acordo com Soares, trata-se de uma obra estratégica para o porto do Rio.
Os contratos prevêem também obras para recuperação da pavimentação interna do porto do Rio, numa extensão de 7,5 quilômetros. O custo da obra é de R$1,920 milhão. Para implantação da nova subestação elétrica, serão investidos R$ 700 mil, visando dar suporte ao aumento do consumo de energia e, para instalação de balanças rodoviárias e ferroviárias no porto, R$ 515 mil. Segundo técnicos da Companhia Docas, a aferição da tonelagem transportada pode contribuir para evitar a evasão de divisas e impedir a ocorrência de uma série de irregularidades. Para a recuperação de canaletas, estão previsto recursos de R$ 280 mil e para recuperação da ilumicação interna, R$ 160 mil.
No Porto de Niterói, serão realizadas obras de dragagem no valor de R$ 6,12 milhões, que irão recuperar o calado existente há 25 anos naquela unidade, da ordem de 8 metros, contra a média atual de 3,5 metros a 4 metros, resultante da degradação, disse Antonio Carlos Soares. As obras permitirão que navios de maior envergadura voltem a entrar no porto.
Em Sepetiba, os contratos visam a recuperação das vias internas, incluindo parte da linha férrea, no montante de R$ 1,2 milhão, e a recuperação da iluminação interna, com recursos de R$ 35 mil. Esta é a primeira fase de obras de infra-estrutura no sistema portuário fluminense porque a Companhia Docas vai investir ao longo deste ano R$ 116 milhões, informou Soares.