Lula: parcerias com prefeituras e entidades ajudam a controlar dinheiro público

17/09/2004 - 0h22

Nelson Motta e Andréia Araújo
Repórteres da Agência Brasil

Brasílía – O presidente Luís Inácio Lula da Silva disse agora à noite que parcerias com prefeituras e entidades da sociedade civil ajudam o governo controlar o dinheiro público e a melhorar a utilização desses recursos. "Eu penso que poderemos conseguir um sucesso extraordinário na hora que a gente mobilize a sociedade e co-responsabilize os administradores públicos, governos estaduais, prefeituras e secretarias", disse Lula na Confederação Nacional da Indústria (CNI), durante a entrega do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2004.

Foram premiadas onze prefeituras que se destacaram por suas gestões na alimentação escolar.Ao falar do trabalho feito pelas prefeituras premiadas, o presidente Lula enalteceu o trabalho desenvolvido na merenda escolar dos municípios vencedores, chamando atenção para o prêmio, que segundo ele, não tem valor monetário, mas tem um valor moral que muito dinheiro não pagaria.

"Muito dinheiro não pagaria o tratamento que vocês deram a uma coisa que todo mundo deveria dar, que é cuidar bem dos poucos recursos que a gente tem para a merenda escolar. Vocês são exemplos de como o Brasil pode ser muito melhor", destacou o presidente Lula.

Lula lembrou que quando o ex-secrétario especial de Combate à Fome José Graziano propôs o aumento de seis para treze centavos na merenda da pré-escola, achou muito pouco. Por isso, decidiu que no ano que vem vai elevar o valor da merenda escolar para 18 centavos.

Os vencedores do prêmio foram os municípios de Governador Valadares (MG), Paragominas (PA), Maracás (BA), Lucas do Rio Verde (MT), Suzano (SP), Chapecó (SC), Campinas (SP), Rosana (SP), Esteio (RS), Quissamã (RJ) e Uberlândia (MG).

O presidente Luís Inácio Lula da Silva entregou à secretária de Educação de Governador Valadares, Sandra Fassarela, o prêmio de melhor gestor na categoria Nacional. Enquanto no país onde a média paga por cada merenda é de R$ 0,15, a cidade mineira paga R$ 0,19. O cardápio também foi alterado, incluindo alimento regionais, que fizeram diminuir o desperdício.

O prêmio teve 380 municípios inscritos. Durante os três meses de avaliação, foram escolhidos 29 finalistas, dos quais saíram os onze premiados.O presidente Lula destacou, ao entregar o prêmio, a simplicidade das ações das prefeituras, que levaram a grandes resultados: "As melhores soluções estão nas medidas simples e fáceis".

Participaram da solenidade os ministros da Educação, Tarso Genro, e do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, a primeira-dama, Mariza Letícia, o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Monteiro Neto, e o presidente do Conselho de Segurança Alimentar (Consea), Franscico Meneses.