Rio, 16/9/2004 (Agência Brasil - ABr) - O setor de informática foi o que teve a maior participação em número de empresas (80,9%) e de pessoal ocupado (59,1%) e a segunda maior participação na receita (21,9%) dos serviços de informação do país em 2002 (a primeira foi telecomunicações, com 65,1%), como revela a Pesquisa Anual de Serviços – 2002 divulgada pelo (IBGE). Entre as atividades de informática o destaque foi o produto Desenvolvimento de softwares sob encomenda, que faturou R$ 2,3 bilhões, representando 2,6% da receita do setor de Serviços de Informação e 13,4% das empresas de informática pesquisadas.
A venda de espaço para publicidade de merchandising na televisão aberta faturou R$ 5 bilhões em 2002 e ficou em 4º lugar no ranking dos 20 maiores produtos do setor. O produto representou 5,8% da receita do segmento e 47,1% da receita de serviços audiovisuais.
O produto serviços de programação básica de televisão por assinatura também cresceu e gerou em 2002 receita de R$ 2,1 bilhões. Juntos, os dois produtos geraram 8,2% da receita dos Serviços de Informação e 66,8% da gerada pelas empresas audiovisuais.