Governo lança programa para o turismo rural

16/09/2004 - 9h40

Brasília - O secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Walter Bianchini, participa, hoje, às 11h, no Frei Caneca Convention, em São Paulo, da abertura da 1ª Feira de Turismo Rural (Feiratur). Durante o evento, o governo lança o Programa Nacional de Turismo Rural para a Agricultura Familiar.

O agricultor interessado terá modalidades de crédito e assistência técnica específicas como o apoio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Até 2007, a idéia é capacitar 27 mil agricultores, promover mais de 700 cursos e oficinas, produzir manuais técnicos e didáticos, beneficiar cerca de 1,4 mil imóveis com infra-estrutura e implementar 921 produtos turísticos da agricultura familiar.

O programa oferece mais uma oportunidade de renda e trabalho para os produtores, uma vez que o campo tem se mostrado fértil para a implantação de novas atividades econômicas. O Pronaf, por exemplo, poderá apoiar projetos de planejamento das atividades turísticas, inventários dos potenciais da região e das propriedades, construção de pousadas e restaurantes, além da criação de produtos, que envolve marcas, embalagem e certificação.

Nas linhas de crédito de investimentos para os grupos C, D, e E do Pronaf é oferecida a possibilidade de ampliação em até 50% do limite de financiamento para estimular atividades de turismo rural. Informações dos encargos financeiros, bônus de adimplência, prazos de carência e reembolso estão no Plano Safra para Agricultura Familiar 2004-2005.

O financiamento da infra-estrutura comunitária ou territorial de apoio ao turismo poderá ser obtido junto ao Pronaf, respeitando as prioridades estabelecidas em cada região. As propostas devem ser encaminhadas e debatidas nos conselhos estaduais de Desenvolvimento Rural Sustentável. O detalhamento dos territórios pode ser obtido nas delegacias do Ministério do Desenvolvimento Agrário nos estados.

O programa é fruto de uma série de discussões com a sociedade e tem como base o estabelecimento de parcerias, como as dos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente. A idéia é incentivar a participação das organizações de agricultores familiares nos conselhos municipais de turismo.

Com informações do MDA