Câmara Árabe-Brasileira estimula participação de estrangeiros em feiras no país

16/09/2004 - 12h44

Cristina Índio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio - A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) montou um estande na Expo Abras 2004, no Riocentro, do qual participam três representantes da Tunísia e um da Jordânia. Os empresários estão interessados em fazer parcerias para a venda no Brasil de azeite, tâmaras, margarina, massas, mistura para bolo, bolo pronto, vinho, arak ( bebida típica árabe) e vodka.

Segundo o analista de comércio exterior da Câmara, Fadley Abdul Fattah, no início do próximo, uma empresa da Tunísia vai enviar ao Brasil um carregamento de 14 mil de latas de azeite. O contrato foi firmado com uma empresa brasileira de comércio exterior, que funciona no Rio de Janeiro .

Para o empresário brasileiro, Henrique Ferradas o negócio é bom, porque apesar do custo de transporte, o produto chegará ao Brasil com preço competitivo. Ferradas lembrou que, antes de colocar o produto no mercado, será necessário fazer as adequações à legislação brasileira. "Tem as exigências legais para o mercado interno. É preciso estar dentro dos padrões", disse. O empresário não revelou o valor do negócio.

Os estrangeiros também demonstraram interesse em comprar produtos brasileiros. Segundo Fattah, uma empresa da Tunísia já demonstro interesse no couro produzido no Brasil, para utilizar na fabricação de calçados e bolsas. Fattah disse que os empresários também querem promover campanhas publicitárias para tornar os seus produtos mais conhecidos no Brasil e facilitar as vendas.

A edição deste ano da Expo Abras também contou com a participação de empresas da China, que vêm ao Brasil pela segunda vez. Para o presidente da Abras, João Carlos de Oliveira, a participação foi expressiva, mas ele pretende ampliar o número de estrangeiros nas próximas edições do encontro. "Esperamos um número maior não só de empresas expositoras de fora como também de supermercadistas desses países, para aqui poder negociar com empresas nacionais", disse.

Segundo Oliveira, o objetivo é trazer também representantes do setor na Europa e Estados Unidos. "O trabalho que estamos fazendo é nesse sentido. Certamente, no próximo ano, seja onde for a feira, nós já traremos mais supermercadistas", acrescentou.

O presidente da Abras disse que está apostando na parceria com a Alimentária Lisboa - a segunda maior feira da Europa, que se realiza a cada dois anos em Portugal. Para ele, se isso se concretizar, haverá mais possibilidade de conquistar novos expositores estrangeiros. "Aumentaria a velocidade para nós atingirmos nossos objetivos em menor tempo possível", disse.